Ouça ao vivo!

29 MARÇO 2016
Experience Helmet: O capacete que transforma pensamentos em música eletrônica
Fonte: gq.globo.com


Sempre tem momentos da sua vida que coincidem perfeitamente com alguma música. Mas e se pudéssemos criar as canções a partir de ideias e sensações? Foi exatamente esse o conceito empregado pelo artista sonoro Aiste Noreikaite ao desenvolver o Experience Helmet, um capacete que transforma pensamentos em batidas de música eletrônica.

Criado como um projeto para a University of Arts, em Londres, a obra do húngaro utiliza um headset NeuroSky - o mesmo que já foi usado para controlar o Google Glass apenas com o pensamento. Este sensor detecta a atividade dos neurônios e, com a ajuda de um software, interpreta-as como batidas de uma música - quanto maior a frequência do som, mais calmo é o pensamento do usuário, enquanto algo mais rítmico e rápido indica maior trabalho cerebral.

"Os neurônios do cérebro se comunicam com eletricidade, então achei que tonalidades eletrônicas seriam o mais natural possível. Apenas queria fazer as coisas de forma simples", explicou o artista no site do projeto.

A ideia original do projeto era apenas artística, mas Noreikaite admite que há uma possibilidade de estudar processo de criação de ondas e frequências e convertê-las de forma mais eficiente para tratamentos sonoros que trazem benefícios de saúde. Por enquanto, a ideia fica apenas na mente (e, quem sabe, em uma canção?).



COMPARTILHE