Ouça ao vivo!

29 JUNHO 2012
Avicii: "garotas são definitivamente um atrativo para o trabalho"
Autor: Sergio Maslowski e Alex Dias
Fonte: Mixmag


No Budismo, a palavra "Avici" significa o último nível do Naraka (inferno), onde os culpados pelos crimes mais hediondos (como assassinar os pais por exemplo) devem ficar por milhares de anos para purificar suas almas. Já na dance music moderna, Avicii (com um 'i' a mais) é um dos maiores DJs do planeta, causando euforia em oposição a miséria.

Você deve conhecer Avicii pela sua track "Levels" - ela é um hit internacional - e "Sunshine" em colaboração com o seu amigo e superstar David Guetta. Sua apresentação recente no Ultra Music Festival - Miami, contou com a presença da Madonna (ocasião na qual ela fez o infeliz comentário ' who´s seen Molly'), e também fechou o festival Coachella e encabeça o South Stage no Creamfields UK em agosto.

Sem parar só na música, Avicii anunciou uma colaboração com a Ralph Lauren e angariou mais de 1 milhão de dólares, para um fundo de combate a pobreza nos Estados Unidos através da sua campanha "House for Hungers". Para alguém que acabou de completar 22 anos, ele é extremamente ativo. A Mixmag encontrou o DJ em um dos seus raros momentos de descanso para falar a respeito de bromance (gíria em inglês que significa camaradagem, brodagem) shampoo e a sua subida ao topo.

Mixmag: você estará tocando na Creamfields pela primeira vez, ansioso?
Sempre ouvi coisas boas sobre a Creamfields, e esse é um dos festivais em que eu sempre sonhei em tocar a muito tempo. Estou muito feliz por finalmente conseguir isso.

Deve ter sido uma loucura ter a Madonna consigo na sua apresentação do Ultra. Como foi?
Aquele foi um dos momentos que a gente fala 'What The Fuck?'. Ela é uma artista a qual praticamente todo mundo cresceu ouvindo.  Foi totalmente surreal tocar com ela. Sem falar na imensa honra que eu tive, especialmente porque foi ela que veio ao meu domínio, à minha cena no Ultra. Não fui eu que estava fazendo uma participação especial no show dela. Ela foi super legal e profissional.

Mas ela foi legal só com você ou com outras pessoas?
Com certeza ela foi, mas eu não vi muita coisa porque estava tocando; e toda a area do backstage foi liberada para a chegada dela.

O que voce achou do comentário dela 'Who´s seen Molly?' ?
Para falar a verdade, eu não ligo a mínima, e não acho que as pessoas deviam levar isso tão a sério. Eu nunca usei drogas, mas sendo um produtor de música eletrônica eu não posso ser totalmente anti. Todas as pessoas sabem o que fazem da vida delas.

Você sente saudades de tocar em clubes pequenos?
Com certeza! Quando eu comecei, eu tocava em diveras festas desconhecidas, em clubes pequenos em Estocolmo.

Mas então você era DJ antes de virar produtor?
Não, eu comecei como produtor. Sempre fui extremamente criativo quando eu era mais jovem e sempre procurei ser mais descolado. Comecei tocando guitarra e coisas do tipo; isso até um amigo meu me mostrar um software de produção, e ali eu achei o que eu estava procurando. Desde então eu estou obstinado por isso. É engraçado porque do lugar de onde venho não existe grandes clubes ou uma cena bem forte, mas existe um número grande de excelentes produtores como Eric Prydz, o pessoal do extinto Swedish House Mafia e John Dahlback e ver eles fazendo essas coisas acontecerem, faz você pensar que pode fazer algo também.

Então você é um produtor auto-didata?
Sim. Usei o Google em várias coisas assim como no fórum do Laidback Luke para aumentar o meu conhecimento. Depois disso foi recebendo feedback das pessoas, e foi ai que eu conheci o meu manager Ash Pournouri.

Como vocês se conheceram?
Antes eu colocava todas as informações no facebook, ele simplesmente veio e me contactou pelo facebook mesmo.

Devido ao seu sucesso meteórico, algumas pessoas dizem que você foi manufaturado de alguma maneira. Como você lida com isso?
É eu sei, mas isso não é verdade. Ash nunca tinha sido manager de nenhum outro artista antes, então nós dois começamos essa jornada juntos. Ele vem fazendo um trabalho fantástico, nenhum de nós dois poderiamos ter previsto o tipo de time que formaríamos, e realmente tem sido uma jornada bem insana. Eu venho tomando conta da minha música, da tour e ele toma conta do resto.

Então vocês tem um bromance rolando. Essa é uma exclusividade só dele?
Há! Vários bromances rolando. Eu e o Tiesto temos um bromance bem legal, ele é um grande cara e me ajudou muito desde o início; eu sei que se eu precisar de qualquer coisa eu posso ligar pra ele e vice-versa. Sempre foi uma grande amizade desde o começo.

Ash te ajudou a fazer o evento de caridade "House for Hungers"?
Sim. Nós já conversávamos a respeito de promover um evento de caridade, mas não sabíamos o que tinhamos de fazer e por onde começar; e de repente meu manager veio com essa ideia e nós levantamos mais de 1 milhão de dólares para o fundo na tour.

Mas você vai continuar dando dinheiro para pessoas desabrigadas e mendigos?
Não, eu não gosto de dar dinheiro para as pessoas, mas se alguém me pedir ajuda para comida ou outra coisa com certeza eu vou ajudar.

Depois de Paul Oakenfold você tem o melhor cabelo da dance music, isso deve ter surtido algum efeito não?
[risos] Atualmente eu estou bem cansado de fazer o meu cabelo, ando usando um boné toda vez que toco porque ele fica por toda parte.

Quando você está fazendo as suas músicas e faz ela para grandes lugares, você nunca pensou em fazer alguma coisa mais calma e deep?
Eu nunca me limitei a um único gênero. Eu sempre fiz várias coisas diferentes, mas tem muita coisa que eu não toco e nem lanço. Acho que é por isso que eu tenho vários "alias" - então eu posso lançar várias coisas diferentes.

Quais são seus outros "alias"?
Tom Hangs, Ashwin e Tim Berg. Mas tem mais ou menos umas 15 músicas que ão foram lançadas ainda; é legal quando você lança uma track com um nome diferente e ela recebe um bom feedback.

Você atingiu várias metas só com 22 anos, você ainda tem fome do sucesso?
O sucesso vem como um bônus, e eu acho que nunca vou me cansar disto.

Recentemente Avicii lançou o clip de seu último hit, Silhouettes. Confira abaixo:

 





COMPARTILHE